Translate

sexta-feira, abril 23, 2010

Receita Simples de reciclar ÁGUA DA CHUVA.

O maior absurdo que ouço nas rádios é:
Samae, Sabesp ou Casan etc avisa: -Para as pessoas economizarem água porque devido a chuva poderá faltar água na região!
-Ninguém merece ou.. quem merece?

Lá vai uma receita simples para você driblar a companhia de água e esgoto e se sair bem, tomando a melhor água da fonte.
É preciso que estejas em casa, então.. que chova em fins de semana.
Chame a Sra. Dna Disposição e inicie a ginástica que vai manter a disposição no resto do dia.

É necessário que a tua casa tenha telhado onde desce a água ou, mesmo em apartamento conforme a situação, dá para entrar no esquema. Depois de um tempo de chuva, a calha ou telhado estarão mais limpos que os canos que transportam sua água para a torneira.

Recipientes:
-Quantos baldes ou bacias que achar necessário, quanto mais melhor. Tenha em mãos uma caneca, podendo ser de plástico. Um coador, pode ser daquele de macarrão e três a quatro
pano de louça limpos. Quantas mais garrafas pet melhor ou, aquelas garrafas de água que compramos no mercado, de 5 litros ou mais, ou seja, tenha vários recipientes limpos para armazenar a água.

1) Deixe todos os baldes ou bacias no local onde desce a água da chuva.
2) Quanto mais chuva, mais festa.
3) Reserve dois baldes limpos para o teste da água.
4) A essa altura da chuva, vemos que os recipientes já captaram bastante água.
5) Pegue o coador, dobre cada um dos panos de louça e coloque em cima dele.
6) Coloque o coador (com os panos) em cima do balde vazio.
7) Pegue a caneca e comece a recolher a água da chuva, escorrendo o líquido em cima do coador.
8) uma vez estando cheio o balde de água coada, pegue o outro balde reservado e despeje a água coada de uma certa altura, para o outro balde.
9) Fez espuma? -Moro num lugar onde poluição não existe mas, a primeira água que preparo e despejo no próximo balde, normalmente contém espuma. Então.. essa primeira coleta de água vou jogando no tanque de lavar roupa, no vaso sanitário, ou seja, essa água não vai causar enchente, a não ser que a tubulação de sua cidade esteja toda entupida devido ao lixo jogado por alguns viventes.
10) A essa altura você já fez uso da primeira chuva e, esses tantos litros retirados, não vão seguir por aí provocando enchente.
11) Os baldes voltaram vazio para recolher água correto? -Faça o mesmo teste na segunda retirada de água e vá usando para limpeza toda água que não estiver nos conformes.
12) Depois de alguns minutos ou horas de chuvas, dependendo do local onde moras, ENFIM.. o teste fica aprovado. Você despejou água previamente coada de um recipiente para outro e não fez espuma, talvez no máximo algumas bolhas.
13) Uma vez aprovada a qualidade da água, pegue a caneca limpa, afunde um pouco no balde deixando aquelas partículas que sobraram em cima da água entrarem na caneca, vá fazendo esse processo até verificar que a superfície da água no balde está perfeita. Vá jogando no tanque a parte de cima da água que retiras para que aja menos água no teu quintal.
14) Agora, a melhor parte. Pegue os recipientes pet previamente lavados e SECOS e vá despejando a água limpa(com uma caneca) dentro da garrafa. Quando estiver cheia, deixe transbordar o equivalente a uma caneca ou mais, para que qualquer resíduo que esteja boiando na garrafa venha para fora.
15) Despeje um pouco para não saturar a garrafa, feche bem com a tampa, também previamente lavada e seca.
16) Use toda a água da chuva que está caindo, divirta-se.
17) Essa água conserva por até um mês ou mais, dependendo da higiene no preparo.
18) Essa água pode ser bebida por humanos, animais de estimação. Uso também para fazer café, comida, chá. Um detalhe: Ao cozinharmos arroz com água da chuva, a tampa da panela não transborda. Talvez seja porque, se fervermos água da torneira, aja ação do cloro que provoca a tal espuma que levanta a tampa e derrama, não tenho certeza.
19) Observe agora quantos litros de água foi retirado do beirado de sua residência e que não vai provocar enchente ou erosão do solo. No meu caso hoje, presumo que retirei no prazo de 3 horas o equivalente a mais de 500 litros de água.
20) Aproveite para escovar os dentes, lavar o rosto, com água da chuva.
21) Há quem vai dizer isso e aquilo outro sobre tomar água da chuva. Na dúvida, ferva ou faça um litro de chá todos os dias com a água armazenada.
E por fim... agradeça a Deus por tanta água.

A água da chuva é rica em potássio e cálcio.
Obs.: Não esquecer de fazer o teste do balde antes de preparar para consumo humano.
-Já comprei água de marca e algumas vezes adquiri água comercializada que tinha cor, cheiro e sabor.

Limpeza das garrafas pet, sempre que ficarem vazias.
-Coloque umas 3 gotas de detergente dentro, água, chacoalhe bem. Lembre-se que o processo de limpeza das garrafas dará sequência a outros tipos de serviço tipo lavagem de roupa, louças, e outras obrigações da hora para não desperdiçar... a água da torneira. Deixar cair água na garrafa até a espuma sair para fora, aproveita a mesma água para uma segunda garrafa, transportando de uma para outra. Não deverá sobrar resíduos de espuma na garrafa. Colocar a mesma para secar ao sol, não deverá sobrar suor dentro dela. Para guardar para a próxima chuva, é necessário que a garrafa esteja limpa e seca e a tampa, idem.
PS: -É importante lembrar de NÃO dar água com cloro aos passarinhos. Depois de alguns dias de chuva, quando a poluição já abaixou, coar e armazenar água para esses fins em garrafas pet.
(By Mar)

2 comentários:

Dan Cruz disse...

Tem razão não dá para entender, né? Mas eu sei por que, a água também dá dinheiro, assim como o petroleo, então os que estão lá em cima deixa a população pensar que a água é algo escasso, para que comprem. Mas só os mais inteligentes como ti percebem que tem muita água gratuita caindo do céu, a não ser que seja num deserto, mas em outros locais sempre irá chover, se a chuva das enchentes que ocorrem no brasil fossem reaproveitadas teria aágua gratuita para milhões de pessoas.

Mas... programaram tudo, e até a água coitada, tem rótulo, embalagem, impostos, e... mais o que mesmo? rsrs

JAM disse...

Olá Mar, é uma "receita" simples, como dizes, mas que a grande maioria das pessoas não se dá ao trabalho de a realizar, mas sabe-se lá se um dia não terão que a fazer.Principalmente água para lavar,roupa, loiça, para wc (higiene doméstica)e até para cozinhar, poderia ser aproveitada muitas vezes. Que me lembre,conheço apenas o reaproveitamento de águas pluviais em barragens, que são utilizadas para as regas sazonais na agricultura. Fica a ideia e seria muito bom esta água caísse na consciência de muita gente.