Translate

quarta-feira, setembro 07, 2011

Chuva - Inodora, insipida e incolor.

? -A frase do título é verdadeira ou falsa?
Vejamos:
Há dois dias que chove. A chuva lavou o telhado e lavou a sujeira do ar.


Então... é só colocar bacias e baldes e pegar aquela água toda que corre pelo telhado.
1 - Conferir se a água está transparente.
2 - Pegar um balde extra + dois panos que não soltam penugem + uma caneca + uma garrafa pet cortada no fundo que vai servir de funil. E.. outras tantas embalagens de 5 ou 6 litros de água que você comprou no mercado.
3 - Vá retirando a água recém chegada da chuva e passando para outro balde (coando).
4 - Depois repita o processo de coar, dessa vez colocando na embalagem final, deixando transbordar, em seguida derramando o equivalente a 10 cm mais ou menos.
5 - Limpar a tampa da embalagem com um pano limpo embebido em cloro.
Toda vez que for abrir a embalagem nova para uso da água, sentir o cheiro para saber se está inodora, caso esteja inodora, está boa para consumo.
----------------------------
Eita cafezinho bom!
Adoro o sabor puro de um bom café feito com água da chuva.
----------------------------
E o sabor do arroz feito com água da chuva é apenas o sabor do arroz sem aquele gosto horrível do cloro da torneira, que dizem.... que evapora após a fervura mas convenhamos, o gosto fica.
----------------------------
Retirar água da chuva e colocar no tanque para lavar a roupa.... uauuu - é a ginástica do dia. Mesmo sendo feriado ou dia de folga. Se descansarmos perderemos o dia mas se fizermos a nossa parte ganhamos o dia e amanhã vamos gostar de olhar para o dia anterior.
----------------------------
Escovar os dentes com água da chuva é uma delícia de bom. A água da chuva tem tudo para deixar os dentes saudáveis e branquinhos.
----------------------------
Meus cães bebem o dobro de água quando dou a eles água filtrada da chuva.
----------------------------
Eu armazeno água da chuva, bebo água da chuva, lavo roupa com água da chuva e... se não tiver água na torneira porque o tratamento de água pifou devido ao excesso de chuva então... nem vou saber porque nesses dias de chuva eu só uso água da chuva!
----------------------------
A frase do título é verdadeira! -Mas.. nem sempre! Se há tempos não chove, então a chuva pode vir carregada de resíduos tóxicos que pairam na atmosfera. As vezes vemos uma leve camada oleosa flutuando no recipiente de coleta da chuva. É necessário analisar a água coletada e isso é possível usando apenas a visão e nossos sentidos de cheiro e sabor.
--------------------------

Qualquer recipiente comprado com água tem data de validade para vencer. No caso, os recipientes de 5 ou 6 litros que uso para armazenar, antes da reutilização, despejo dentro água sanitária misturada à água com detergente neutro para limpeza interna dos mesmos.  Depois de limpa a embalagem utilizo todo o conteúdo para outras limpezas domésticas inclusive lavagem de roupa. Consideramos que o recipiente de água não  estava sujo mas, pode acumular fungos em seu interior.
-------------------

(By Mar)


2 comentários:

Ativista Bio disse...

Mar adorei sua postagem pretendo levar para uma sala de estudante de ambientalista, acredito que será bastante produtivo conversar sobre seu trabalho. Olha estou vibrando que consiga tirar as fotos vou imprimir sua página e sábado levo para o curso de Meio Ambiente. Depois te conto o ocorrido. Você é 1000.te adoro fica com Deus. vou tentar levar suas excelentes ideias para outros lugares, afinal nem todos ainda tem acesso a computadores. até Mar

João António Melo disse...

É uma boa medida no que diz respeito ao aproveitamento dos recursos naturais. Mar, todas essas ideias apresentadas são fabulosas e que poderão muito bem ser postas em prática. Este post é de muita utilidade. Bjs