Translate

domingo, novembro 13, 2011

Citronela - repelente natural

Minhas experiências com citronela que deram certo.
1) É um lugar seguro para os cães se esconderem dos insetos. ( A dog da foto é a minha linda Monalisa).
2) É repelente contra cobras. Se alguém já viu uma cobra enrolada sobre a toiça, que me prove e eu tiro meu chapéu.
3) Duas filhotes caninas que foram abandonadas e recolhi da rua,  faziam festa embaixo da citronela. Entraram aqui com sarna e pulga e foram entregues em adoção saradas da sarna e sem pulgas.
4) Já me intoxiquei fervendo citronela para afastar pernilongos. 
5) Uma folha de citronela enrolada e colocada no refil na tomada, substituiu os repelentes comprados no comércio.
6) Tenho seis dessas rainhas controladoras de insetos em meu quintal. E... mais duas do lado de fora do muro. 
7) A parte difícil  é fazer a limpeza delas, tirando as folhas secas que se avolumam na parte de baixo. A parte boa é que enquanto faço isso, nenhum inseto se aproxima.
8) As folhas secas podem ser aproveitadas da seguinte forma: Picar o suficiente para encher um litro(de preferência escuro). Depois encher o litro com álcool (serve etanol comprado em postos que é mais barato)l Depois.. dar uma sacudidela uma ou duas vezes por dia e depois do décimo dia pode ser  coado para um outro recipiente tipo borrifador o que vai ser muito útil na limpeza doméstica. (cuidado.. é inflamável).
8) Cuidado.  Essa planta é de fácil combustão devido ao excesso de óleo.
(By Mar)

5 comentários:

Hiolanda disse...

Nossa! Adorei saber isso! Estamos construindo uma casa numa chácara, e certo dia resolvemos fazer um churrasco! Meu Deus, pra quê? As moscas quase saiam carregando as bistecas! Foi aí que me falaram p/ plantar citronela. Comprei logo 10 mudas, principalmente p/ planatr próximo ao canil, pois tenho 15 cãezinhos! Agora que vi essas dicas, me apaixonei ainda mais por essa planta! Hiolanda

TheTH76 disse...

Ola!!!
Tenho um blog sobre cachorro e adorei a forma como vc colocou as informações... posso copiá-las e citar vc no blog?
Abs

Marlene Koch disse...

Sim, autorizo colar para o teu blog The Th76

JOSE ORLECI MOTA GOMES disse...

Ótima dica, muito útil. Obrigado

JOSE ORLECI MOTA GOMES disse...

Ótima dica, muito útil. Obrigado